Perguntas Feitas Mais Frequentemente 

 

  • Vocês são a Comissão Arns, não? Não, somos organizações distintas. A Comissão Arns tem por foco a defesa, na Justiça e na opinião pública, contra violações severas de direitos humanos. A Frente Dom Paulo tem por foco a conscientização, através das religiões, para influenciar a opinião pública nos territórios em que se distribui, independentemente de casos pontuais. Temos membros em comum, e somos complementares. A escolha do nome que nos inspirou a ambas, de Dom Paulo Evaristo Arns, foi quase ao mesmo tempo, e sem que uma soubesse da outra. E agora nos apoiamos mutuamente.

    .

  • Mas por que esse foco nas religiões? Ora, religiões chegam às famílias e às pessoas de maneiras contínuas e duradouras. Queremos promover o ativismo, através da mudança de consciências. Temos a convicção de que as religiões são canais apropriados, porque em cada uma delas as pessoas comungam algumas crenças e valores fundamentalmente ligados aos direitos à vida e à dignidade humanas, e porque no convívio religioso há estímulos para o diálogo respeitoso e cordial que favorece, mais do que em outros ambientes, sensibilizar e motivar pessoas para atuarem contra o extremismo e o ódio..

     

  • O que é um núcleo local? Os núcleos descentralizados, em cidades, zonas ou bairros, são a estratégia que definimos para chegar às bases, nos seus territórios, através dos templos e grupos religiosos. Um núcleo descentralizado sempre começa com religiosos e leigos de pelo menos três religiões (no mínimo uma não-cristã ou não-abraâmica (judaica, cristã e muçulmana), pois o DNA da Frente Dom Paulo inclui também budistas, as culturas indígenas e as religiões de matriz africana. E também agnósticos ou ateus. O núcleo procura alcançar membros de mais comunidades no território, para se inserir gradualmente nos templos. O primeiro núcleo descentralizado é o Núcleo Dom Paulo da Zona Leste de São Paulo, que iniciará suas atividades com um seminário sobre “Educação contra o Racismo”, no dia 23 de março de 2019.

 


 

Dicas de conteúdos que você pode ver no site: