Capuchinhos no ato inter-religioso pelo Sínodo para a Amazônia

(Blog da Comissão JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação)
Franciscanos Capuchinhos do Brasil

3 MIN LEITURA

Brasília – Frei Marcelo Toyansk (Conferência CCB)

 

Diversas lideranças religiosas participaram de um encontro na Catedral da Sé, região central de São Paulo (SP), para declarar solidariedade ao Sínodo para a Amazônia, que ocorrerá entre os dias 6 e 27 de outubro no Vaticano. Estiveram presentes no Ato e também envolvidos na sua organização alguns frades capuchinhos de São Paulo. O Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/ REPAM e relator do Sínodo para a Amazônia, participou da atividade.

Lido antes do início do ato, um documento elaborado pelos representantes das religiões, sem citar políticos ou governos, criticou a perseguição ao encontro no Vaticano: “Não se sustenta a suspeita levantada em ambientes nacionalistas, de que o Sínodo atende a interesses internacionais na Amazônia.”

Relator do Sínodo para a Amazônia, Dom Cláudio Hummes citou os três eixos do encontro convocado pelo Papa Francisco. “Devemos levar Deus àquela região e tratar da promoção dos direitos dos povos indígenas e da natureza”, explicou o religioso.

“Juntos vamos pensar as grandes causas da humanidade. O Sínodo não é fechado, não é exclusivo, ele é inclusivo. A crise amazônica é grave. Vivemos uma grande crise socioambiental”, explicou Hummes, dando o tom do encontro (…)

 

  • [0] Leia mais: Comissão JPIC - Justiça, Paz e Integridade da Criação - Franciscanos Capuchinhos do Brasil

Frente Dom Paulo

Redação Frente Dom Paulo