30/09: Frente Dom Paulo chama para Ato Inter-religioso em solidariedade com o Sínodo da Amazônia
Esteja na Catedral da Sé, no dia 30 de setembro, segunda-feira, às 17h30, expressando o seu apoio e conexão com o Sínodo Para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-amazônica se reunirá no Vaticano de 6 a 27 de outubro de 2019.
Seguindo o caminho iniciado pelo Papa João XXIII e consolidado pelo Vaticano II, o Papa Francisco demarcou com sua encíclica Laudato Si’ o compromisso com a nossa Casa Comum. É importante entender os dois eixos do Sínodo para a Amazônia, que decorrem daquela encíclica, de 2015.

A Igreja fará uma revisão de sua atuação na evangelização nos territórios da Pan-Amazônia, propondo que a religião tenha sempre a postura do diálogo, do amor ao próximo e aos vulneráveis, do serviço, e nunca posturas colonizadoras e impositivas, que pactuam com a ganância e a destruição.
O segundo eixo é o da Ecologia Integral, que protege a floresta e os seus povos, construindo relações harmoniosas, e convocando todos à corresponsabilidade para deter o desmatamento e a exploração criminosa dos recursos da floresta e de todo planeta, em vista de garantir os direitos de nossos irmãos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, populações periféricas, e das futuras gerações, para nos livrar do risco da extinção da própria vida humana.

A Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz promove às vésperas do Sínodo esta celebração, em que pediremos ao cardeal Dom Cláudio Hummes, relator do Sínodo, que seja portador do nosso apoio caloroso ao irmão Francisco.
O evento contará com a participação dos líderes religiosos relacionados a seguir:
- Dom Odilo Scherer, arcebispo cardeal da Arquidiocese de São Paulo
- Mãe Adriana de Nanã, sacerdotisa do candomblé, no Ilê Axé Omó Nanã
- Rabino Alexandre Leone, da comunidade judaica Massoret
- Prof Afonso Moreira, do GEAM – Grupo Espírita de Assistência Mediúnica
- Pastor Ariovaldo Ramos, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito
- Sheikh Mohamad Al Bukai, da União Nacional das Entidades Islâmicas
- Monge Tesshin Ryozan, da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil
Esteja conosco e mobilize amigas e amigos em suas entidades e comunidades para fortalecer esse momento importante! Mobilize sua entidade e suas redes para o abraço ao Sínodo da Amazônia.
Grupos religiosos, venham a caráter, pois a força das IMAGENS terá impacto.
No Facebook, use as duas formas:
Entre no evento, e convide pessoalmente amigos de sua lista: http://bit.ly/2lVTH5o
E faça um post com um comentário seu no texto, seguido deste link: http://bit.ly/2m4mQer
ou simplesmente compartilhe este post na sua timeline (…)
Atenção: Para assistir ao vivo, por meio do canal do Arcanjo no Ar, do Padre Júlio Lancelotti, basta clicar aqui.
SOBRE O SÍMBOLO DO EVENTO
O círculo externo tem as cores dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU), e transmite força ao círculo interno que representa a união das religiões, que por sua vez transmitem força ao Sínodo da Amazônia, com a cor azul, da esperança. A cor de fundo, verde, representa a Amazônia.
(Criação: Designers Fernanda Castanho, Camila Doubek, Miriam Meyer).

Cores dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU)
- Leia mais: Frei Betto